sexta-feira, 3 de abril de 2009

Campanha: "Previna-se"


Acadêmicos: Gabriel e Heloá - 29 de Março de 2009
A LINE participa da Campanha "Previna-se" da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Serão realizadas feiras entre os meses de Março e Junho de 2009, em Alfenas - MG, com aplicação de questionário, aferição da pressão arterial, distribuição de panfletos e breve explanação sobre prevenção. No dia 29 de Março, os acadêmicos Heloá, Gabriel e Gautama deram início as atividades.
Demais participantes: Idam, Paula, Sheila, Gustavo, Fabrício, Carolina, Lucas, Juliana, João,Clewma, Diego e Lara.
Por que da campanha?
Os últimos levantamentos de dados mostram o rápido crescimento da DRC no Brasil e no Mundo, como já previsto. Estimativas de 2006 revelam que cerca de 2 milhões de brasileiros são portadores de DRC (sensu latu) e aproximadamente 60% não sabem disso. Temos hoje pouco mais de 70 mil pacientes em diálise e 25 mil transplantados renais com enxerto funcionante. As três principais causa de DRC no mundo são diabetes, hipertensão arterial e glomerulonefrites; em contraposição ao que é observado em outros países, entre nós, as duas últimas se mostram como mais freqüentes que o diabetes com causa de insuficiência renal crônica terminal.
No mundo todo, hoje, cerca de 1,5 milhão de pessoas sobrevivem às custas de terapia de substituição renal (diálise ou transplante renal). Este número deve dobrar nos próximos 10 anos, e o custo cumulativo global desses tratamentos para a próxima década deve exceder US$ 1 trilhão. Estes custos podem prejudicar os orçamentos destinados à Saúde Pública em países desenvolvidos. Acredita-se que os países menos desenvolvidos ou em desenvolvimento simplesmente não terão condições econômicas de tratar adequadamente os doentes renais crônicos. Nos nossos dias, mais de 80% dos pacientes que fazem diálise estão nos países desenvolvidos; em muitos países subdesenvolvidos só uma minoria tem acesso ao tratamento.
No Brasil, o custo do tratamento de substituição renal está em torno de R$ 2 bilhões por ano, o que representa um percentual importante do orçamento da Saúde. Como esses números revelam, a situação é cada dia mais preocupante.

Fonte: KIRSZTZJN, Gianna Mastroianni; Crescimento da doença Renal Crônica (DRC) no Brasil e no Mundo. Disponível em: http://www.sbn.org.br/previna.htm